Utopia necessária
A escrita que surgiu como mais um instrumento de dominação, passou por um processo de subversão e se tornou poesia. E a poesia se tornou a “voz” dos oprimidos em sua luta por libertação, por isso é possível afirmar que: “Utopia rima com Poesia”.
A utopia é necessária por quê, apesar de haver hoje mais riqueza na terra, também aumenta dia-a-dia as desigualdades e a injustiça.
Silenciar diante das desigualdades, pode ser compreendido como concordância à maneira como o sistema humilha, empobrece e mata os povos de suas periferias e dos paises periféricos.
Mas a humanidade se move e caminha em direção a verdade e a justiça, muitos não se abatem com a situação atual e “botam lenha na fogueira” da utopia de uma nova sociedade.
A história da humanidade registra a ascensão e a derrocada de muitos impérios e os povos que se organizam e lutam sabem que a queda do império atual precisa ser apressada para abrir caminhos rumo a construção de um sistema político/econômico e social, baseado em novos valores.
Hoje não ficamos apenas bradando que outro mundo é possível, estamos construindo esse outro mundo. O Fórum Social Mundial, as organizações de defesa do meio ambiente e os movimentos sociais organizam a resistência e o enfrentamento à opressão.
Como bem disse Dom Pedro Casaldáliga: “Estamos em crise, mas a crise não é necessariamente uma desgraça. A crise é febre de espírito, mais para haver febre é necessária à existência da vida e existindo vida, é possível lutar contra a febre’.
Bibliografia: www.servicioskoinonia.org (artigo Pedro Casaldáliga)
Por Marcilio Estácio estácio de Souza – Aula de historia – Graduação em Pedagogia, Profª Claudia Fortuna – Unisal – 2006 – 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário