alquimia do ser

Porque reclamar da tristeza, se dela se faz a alquimia, transforma o amargo do ser em favos de poesia.

Para fazer a transmutação, basta você querer.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Forum social mundial
Um outro mundo é possível desde já


Numa das edições do Fórum Social Mundial, realizado na cidade de Porto Alegre- RS/Brasil, o filosofo e educador brasileiro Moacir Gadotti ouviu duas frases que são as frases geradoras desse texto. A primeira foi a afirmação de um militante participante do fórum, que ao ser indagado se achava mesmo possível mudar o mundo, respondeu que, só conseguia viver acreditando nisso. A segunda dita por um mendigo, que ao ser comunicado sobre o sonho de transformação social nutrido pelos participantes do fórum respondeu que o seu sonho era apenas continuar vivo.

Mudar o mundo é uma necessidade urgente para salvar a humanidade da humilhação a que está submetida pelos interesses mesquinhos dos homens que comandam o mundo e que tem como único objetivo a acumulação de riquezas. Acreditar ser possível mudar o mundo é preciso para todos aqueles que não conseguem viver felizes ao ver a criança explorada, as minorias marginalizadas, a fome e as doenças dizimando populações inteiras e o planeta sendo destruído pela eliminação das espécies animais e vegetais, da poluição crescente e das péssimas condições de vida da maioria dos povos.

Mudar o mundo é necessário para que todos possam sonhar com a felicidade e para que ninguém se conforme em levar uma vida vegetativa em que o único sonho é continuar vivendo.

Esse outro mundo é possível a partir da nossa critica cotidiana aos valores que nos são impostos e está sendo construído através das novas relações que estamos desenvolvendo cujos pilares de sustentação são o respeito a justiça e a solidariedade.

Bibliografia:GADOTTI, Moacir – texto: Fórum Social Mundial - Um outro mundo é possível desde já.


Nenhum comentário:

Postar um comentário